Anais

ANAIS - ENFA 2019


Sobre o ENFA 2020

Encontro Nacional de Filosofia no Amapá (ENFA/UNIFAP) visa a reunir, este ano digitalmente (mas, normalmente, no Amapá), estudantes e pesquisadores na área da filosofia, a fim de estabelecer um momento de apresentações e debates por ano, na semana do dia internacional da filosofia (21/11). O ENFA é importante para o Amapá, pois a filosofia é um desenvolvimento recente em suas universidades, e o ENFA promete um estímulo à pesquisa, ao construir redes de relacionamento acadêmico entre pesquisadores e estudantes, de dentro e de fora do Amapá. O encontro de graduandos e pesquisadores tem a vantagem de estimular a integração entre os diversos níveis de investigação acadêmica e, de modo geral, a pesquisa em filosofia em nível de graduação e de pós-graduação.

Enquanto durar o isolamento social, o encontro será realizado online, e não presencialmente, mas seguirá um modelo diferente dos webnários realizados na maioria dos encontros online. As palestras (40 a 60 minutos) e comunicações (20 a 30 minutos) serão gravadas anteriormente e terão uma estreia na página do Youtube do ENFA, junto com um bate-papo por chat ao vivo com o pesquisador. Findo o bate-papo, os participantes ainda poderão enviar perguntas, na forma de comentários na página, durante todo o dia da estreia. As perguntas desse dia serão respondidas no dia seguinte, por meio de outro vídeo feito pelo palestrante ou comunicador. O encontro terá 5 dias ativos e 2 dias passivos. Nos dias ativos (segunda a sexta), há novos vídeos de palestras, vídeos de respostas e participação do público; mas nos dias passivos (sábado e domingo) há apenas a postagem de vídeos de respostas, mas não vídeos de novas apresentações. O dia passivo serve como um descanso e como um meio de o ouvinte ter mais tempo para atingir a carga horária de 15h, caso queira requisitar o certificado.

As inscrições formais para ouvintes são feitas por meio do preenchimento do formulário (clique aqui). Poderá requisitar o certificado de ouvinte o participante que  (i) preencher e enviar o formulário de inscrição, (ii) estiver inscrito no canal e (iii) tiver a comprovação da presença em 15h de palestras ou comunicações do ENFA, até o horário de finalização do encontro (Domingo23:59). A comprovação da presença e da inscrição no canal será feita por meio do envio das capturas de tela da inscrição no canal e dos comentários realizados no bate-papo ou na página, durante o evento. O email para requisição do certificado é enfa.filosofia@gmail.com (assunto: Certificado  Ouvinte ENFA-ENIF) e deve conter, no corpo do email, o nome completo do requisitante, tal como também sua formação acadêmica, sua instituição de vínculo, seu telefone e seu email; e, no anexo, os comprovantes. A data limite para a requisição é 30/11.

As inscrições para comunicadores ocorrerão por meio do preenchimento do formulário e do envio para enfa.filosofia@gmail.com (assunto: Inscrição) de um vídeo de até 3 minutos, aonde o conteúdo da comunicação é resumido, junto com algumas informações pessoais e com o título, resumo e palavras-chace da apresentação, em português e em inglês, no corpo do email. Esperamos que o vídeo possa nos dizer o título da comunicação, seu objetivo, sua relevância para a área, seu caminho argumentativo e sua conclusão. As informações pessoais requeridas no corpo do email são: nome completo, formação acadêmica, universidade de vínculo atual ou de egresso, título da comunicação, telefone e email. As inscrições estão abertas até o dia 01/09. Os comunicadores selecionados receberão um email com o aceite até o dia 01/10 e deverão responder ao email até o dia 15/10 com o vídeo da comunicação completa (20 a 30 minutos) como link no Google Drive. 

As intenções do uso desse modelo online são as seguintes: (i) evitar o contágio por coronavírus; (ii) reduzir os custos econômicos e pessoais do encontro; (iii) depender menos da estabilidade da internet, já que os vídeos são gravados anteriormente; (iv) aumentar o tempo para a reflexão filosófica nos encontros; (v) se adequar ao tempo de pandemia, que exige certa versatilidade com relação aos horários das pessoas. Entretanto, ainda que este seja um modelo experimental para nós, esperamos poder apresentar um encontro interessante tanto para o público quanto para os comunicadores e palestrantes.

Os vídeos enviados e aceitos serão publicamente disponibilizados gratuitamente. Ao enviar qualquer vídeo para a organização ou para qualquer membro dela, seu autor concorda em autorizar seu uso tanto pela organização do Encontro Nacional de Filosofia no Amapá quanto pelo Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica. Todos os palestrantes e comunicadores mantêm os direitos sobre seus vídeos, sendo deles demandado apenas que seu uso mencione a publicação original. Todos os vídeos enviados devem ser inéditos até a data da sua estreia.